ICTIM promove em Itaipuaçu primeira mostra do Incuba Cultura

Incid começará trabalho de campo nos municípios da região do Comperj

O início de 2012 será marcado pelo trabalho de campo do projeto Indicadores da Cidadania (Incid)na região do Comperj. Depois do seminário, que aconteceu em dezembro, a próxima fase é a visita aos municípios para aproximação com a população local.
Para Nahyda Franca, coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas e Emancipação Social do Ibase e do projeto Incid, essas visitas serão uma oportunidade para sentir a adesão da sociedade à proposta de trabalho. “Levaremos para esses encontros uma primeira versão do relatório do painel 1, para discutir questões específicas da realidade de cada município que se encaixam nos temas do projeto. A partir disto, fecharemos a versão final, que será validada em maio”.
O painel 1, denominado “Cidadania vivida”, é a primeira de quatro fases de dois anos de trabalho do projeto e visa identificar um cenário mais geral de como está a cidadania nos territórios. As visitas aos 14 municípios da região de influência do Comperj acontecerão entre o final de fevereiro e o início de março e contarão com a ajuda dos Fóruns de Agenda 21 Local na mobilização e articulação.
Outro trabalho que está em fase de preparação é o formulário de pesquisa de rua, que faz parte do terceiro painel e avaliará como o cidadão se percebe como sujeito portador de direitos. Até o final do ano, quando se completa o primeiro ano de trabalho do projeto, todos os quatro painéis estarão concluídos.

Comentários